Ontem à noite fui ao Teatro Castro Alves convidado por Lucymar Soares e Jussilene Santana atriz do espetáculo Joana D'Arc e autora do livro Impressões Modernas _ Teatro de Jornalismo na Bahia que tive o prazer de lançar na sexta edição do Fala Escritor e sai de lá muito feliz e ao mesmo tempo "frustrado".
O motivo da minha frustração foi que Jussilene não levou o prêmio de melhor atriz de Teatro 2009, mas tudo bem, da próxima vez ela ganha, afinal já é uma vencedora. Foi indicada a melhor atriz coadjuvante em 2003 e em 2004 ganhou o Prêmio Braskem na categória melhor atriz com a peça Brudo a indicação para 2009 é mais um ponto alto na carreira dessa guerreira das artes. Antes que eu esqueça Joana D'Arc levou o melhor texto. PARABÉNSSSSSSSS Cleise Mendes e todos envolvidos no Espetáculo.
A minha alegria foi ver João Gonzaga ser premiado pela direção do espetáculo Os Donos da Terra, apesar da minha torcida por Elisa Mendes (Joana D'Arc), eu não conhecia o trabalho desse cara até ontem e hoje já sou fã dele. Segundo o Prêmio Braskem, Gonzaga é autodidata em arte e cultura popular, atua em escola comunitária, é coordenador do Grupo PIM (Projeto de Iniciação Musical) e a cinco anos coordena a Frente Cultural Fazenda Coutos.
Fazenda Coutos é um bairro da periferia de Salvador conhecido pela péssima infra-estrutura e violência, segundo o jornal A Tarde (on line) do último domingo, ou seja, quatro dias atrás a polícia trocou tiros com traficantes e o resultado foi sete pessoas feridas a bala e mais um morto não identificado. Porém João Gonzaga tem se esforçado para mostrar o outro lado de Fazenda Coutos.
E que lado é esse? Segundo o blog da Frente Cultural Fazenda Coutos (http://frenteculturalfazendacoutos.blogspot.com/) existem grandes manifestações artísticas em diversas modalidades, também há muitos jovens questionadores e com sede de atividades culturais, também há outros grupos artísticos/culturais que a Frente Cultural ajuda a divulgar e unir, a Frente é justamente o ponto de encontro das estidades culturais para a discussão de políticas públicas para o benefício de dezenas de grupos.
João Gonzaga além de ser premiado pela Direção, levou o prêmio pelo espetáculo infanto-juvenil Os Donos Da Terra, que aborda experiências como dançar ciranda, trançar pau de fita, desvendar novenas e descobrir cores e sabores. Essas coisas simples das raízes da nossa cultura fez de Os Donos da Terra o melhor Espetáculo de 2009. Parabéns João Gonzaga, Elísio Lopes Jr e todos envolvidos no espetáculo.
2 comentários:
Sem dúvida, Leandro, uma atitude ímpar. Espero que o João Gonzaga continue lutando e honrando a sua comunidade. Tenho certeza que este é o primeiro prêmio de muitos e que vendo um exemplo desses, de luta na causa social e cultural, muitos outros grupos surjam e mostrem-se para o nosso deleite.
pois, seu leandro, eu fiquei ultratrístissima de jussilene nao ter levado!! como assim?? marmelada, só pode! ela estava INCRIVEL como joana d' arc!!! ela é o máximo !...tomara que a peça volte e que ela possa mostrar ainda mais seu talento!!!! joana/jussilene forever!!!!!!!!!!!!!!!
Postar um comentário