Visualizações de página

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Viva o 2 de julho, salve salve Bombeiros do Brasil, viva a Independência da Bahia.



O dia 2 de julho de 1823, é o dia ‘D’ da derrota das tropas portuguesas no Brasil, portugueses estes que na Bahia já não tinham força desde a Conjuração Baiana em 1798, porém a partir de 1821 ao saber notícias da Revolução do Porto acendeu no povo da Bahia uma chama forte pela independência do Brasil, enquanto que os portugueses queriam limitar as mudanças que vinham acontecendo apenas ao Estado português.

Para reafirmar a força de Portugal, o Brigadeiro Inácio Luís Madeira de Mello inspecionou as infantarias, dando início assim aos conflitos, pois eram formadas em sua maioria por brasileiros. Os primeiros lugares de batalha foram as ruas próximas ao Forte São Pedro e se alastraram pelas Mercês, Praça da Piedade, Campo da Pólvora. Mas os conflitos não ficaram apenas em Salvador, o movimento separatista ganhou forças nas Vilas de São Francisco e Cachoeira em apoio a D. Pedro I.

O recôncavo baiano teve papel fundamental nas lutas pela independência, foi lá que Maria Quitéria travestida de homem com mais cinco mulheres lutaram no exército dos “periquitos”. Outro local marcante na batalha pela independência é Pirajá, onde as tropas brasileiras estavam em menor número, numa batalha que já duravam 4 horas, então o comandante Barros Falcão ordenou o toque de “recuar” e o Corneteiro Luís Lopes deu o sinal de “cavalaria avançar” e, em seguida, “degolar”, fazendo as tropas lusitanas recuar. As tropas fieis a Portugal foram derrotadas no dia 2 de julho de 1823, graças a resistência do povo baiano que entendia a importância da independência.

Dois de Julho parece ter sido uma data predestinada a grandes acontecimentos, pois em 2 de julho de 1856, foi criado, no Rio de Janeiro o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, tendo como primeiro comandante o Major João Batista de Moraes Antas. Portando, 2 de julho, além de ser o dia da Independência da Bahia e para os baianos, também do Brasil, é o Dia Nacional do Bombeiro, em homenagem aos homens e mulheres que se dedicam dia e noite a nobre missão de salvar vidas. A data comemorativa foi constituída por meio do Decreto Federal 35.309 de 1954, pelo então presidente Getúlio Vargas. Viva o 2 de julho, salve salve Bombeiros do Brasil, viva a Independência da Bahia.

Referencias:

http://revistaincendio.com.br/dia-nacional-do-bombeiro/ http://www.tribunadabahia.com.br/2013/07/01/conheca-historia-do-corneteiro-lopes http://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-bahia.htm http://www.smartkids.com.br/data/2-julho-dia-do-bombeiro http://www.tribunadabahia.com.br/2014/07/02/conheca-historia-do-2-de-julho


Nenhum comentário: