Visualizações de página

terça-feira, 13 de abril de 2021

O Negro no Brasil - Um histórico de desvantagens e a luta por reparação

 
O livro "O Negro no Brasil - Um histórico de desvantagens e a luta por reparação" nasceu em 2015, precisava escrever um artigo para o Trabalho de Conclusão de Curso para a pós graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia, entre as temáticas aceitas pela universidade estava a situação do negro no Brasil.

Até então, devo admitir que era um tema que eu corria, foram tantas discussões acaloradas na graduação de história, tantos livros indicados, textos, apresentações de trabalhos sobre o tema que achei que não conseguiria falar algo diferente. Porém em 2015, algo me incomodava, as bancas avaliadoras de fenótipo, um absurdo do ponto de vista histórico do que representa as cotas no Brasil.

Decidi mergulhar na pesquisa para o artigo de TCC sobre este tema e acabei construindo muito mais que um artigo. Tinha tanto material que não cabia nas 15 páginas. Esqueci o TCC e fui em frente, apaixonado pela pesquisa e construindo os argumentos e contestações através de leis que já estiveram em vigor no país, jornais antigos, processos históricos de exclusão do negro da educação, da cidadania e das oportunidades de emprego e renda.

Antes de todo o estouro recente de livros sobre racismo estrutural no Brasil, eu fiz esse debate em meus argumentos. Depois do trabalho pronto, porém em desacordo com o que o curso pedia, tive o trabalho mais difícil, cotar meio mundo de páginas, para caber na limitação de laudas do artigo. Fiz isso numa tristeza profunda, mas guardei o original completo. Aqui está ele, publicado em e-book na Amazon neste ano.

Faria essa publicação no segundo semestre, para não atrapalhar o marketing do meu novo livro "O Poder Transformador da Leitura", mas acabei publicando ele na Amazon e apenas informando no Instagram e alguns grupos de leitura da existência do livro. Ontem fui olhar como está a saída dele na Amazon e tive a grata surpresa que nesta semana saíram 40 unidades, provavelmente isso se deve ao fato das bancas examinadoras de fenótipo estarem processando e excluindo de estudantes e funcionários públicos em todo o país.

Nenhum comentário: