Visualizações de página

72,556

domingo, 25 de abril de 2021

Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais

Já ouviu falar em BUMMER? Não? E em “Behaviors of User Modified, and Made into an Empire for Rent” que traduzido significa “Comportamentos de Usuários Modificados e Transformados em um Império para Alugar”, segundo Jaron Lanier, em seu livro “Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais” a BUMMER tem tirado sua liberdade de pensar e agir transformando você num tremendo idiota que faz o que ela quer. Lanier é  um dos pioneiros da internet e considerado por muitos o pai da realidade virtual.
Segundo o livro, a forma como os algoritmos são utilizados faz com que as pessoas estejam mais isoladas e infelizes. Para o autor, a mentira tem mais valor nas redes sociais do que a verdade, por isso teorias de conspiração ganham tanto espaço ou idéias de terra plana. Além disso, nossa capacidade de empatia está sendo bombardeada, pois o algoritmo cada vez nos coloca dentro de uma bolha de relacionamento e de notícias, buscando nos entregar somente aquilo que está de acordo com o que gostamos ou concordamos. 
Você já teve a impressão que perdeu tempo tentando dialogar com alguém para que ambos pudessem crescer conhecendo o ponto de vista do outro e no meio do debate percebeu que quem debatia contigo na verdade só queria “marcar uns pontos” diante do seu próprio público, como se isso fosse uma disputa para ver quem era o melhor ou quem venceu a batalha? Pois bem, é mais um efeito da BUMMER, a “idiotização” dos debates. O MBL (Movimento Brasil Livre) por exemplo, cresceu fazendo isso, mais recentemente advogado Caio Copolla surgiu gravando vídeos no youtube e atualmente faz debates na TV em que na verdade não responde ao convidado para debater com ele e sim para sua bolha nas redes sociais. 
É comum ver vídeos do “Grande Debate” circulando no Facebook somente com os argumentos do Copolla. Para a BUMMER pouco importa a verdade o que vale mesmo é a lacrar ou mitar, tanto faz, termos diferentes para o mesmo comportamento. Voltando ao foco dos algoritmos, o que Lanier afirma é que nós estamos sendo manipulados, estão modificando o modo como pensamos, agimos e tomamos decisões. Desta forma, os grandes conglomerados da tecnologia lucram as nossas custas. 
- “Olá, sou da gravadora XY, quero estourar essa música.
- Custa $$$, posso colocar milhões de pessoas do Brasil e das Filipinas para dançar sua ao som de música e em uma semana será o maior sucesso. 
- Feito!
E de repente lá está você gravando vídeo com seus amigos dançando a tal música e o dono da rede social ainda oferece anúncios de outras empresas no meio do seu vídeo. 

Para adquirir este livro:
https://amzn.to/3nhaWJW


Nenhum comentário: